INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordarei sobre a Comunicação, a comunicação é um campo de conhecimento
acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as
subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing,
publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre
sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos
(por exemplo, as telecomunicações), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução)
e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e média).
SIGNIFICADO DE COMUNICAÇÃO
A comunicação é uma palavra derivada do termo
latino "communicare", que significa "partilhar,
participar algo, tornar comum".
Através da
comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações
entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida
em sociedade. Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância
vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e
desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de
informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma
determinada mensagem.
A comunicação humana é um processo que
envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão
envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas
pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos,
mensagens enviadas utilizando a internet, a
fala, a escrita que permitem interagir com as outras
pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está
envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que
há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua
aplicação é ainda maior. Para a Semiótica,
o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos
pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e
reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos
processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas
híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação
horizontal.
A mensagem é codificada num sistema
de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural
(português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um
significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o
destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a
mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.).
Nesse processo podem ser
identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de
sinais) e canal de comunicação. Um outro elemento presente no processo
comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal,
perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no
celular).
Quando a comunicação se realiza por
meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma
forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas
sociedades humanas. As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de
sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, etc., são
denominadas comunicação não-verbal.
Alguns ramos da comunicação são: a
teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal,
marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso,
telecomunicações e Jornalismo.
O termo "comunicação"
também é usado no sentido de ligação entre dois pontos, por exemplo, os meios
de transporte que fazem a comunicação entre duas cidades ou os meios técnicos de
comunicação (telecomunicações).
COMUNICAÇÃO SOCIAL
A comunicação social consiste em sistemas de transmissão de mensagens
para um público vasto, disperso e heterogêneo. Essa designação abrange
essencialmente os chamados órgãos de informação de massas das áreas da imprensa
periódica, rádio, televisão e cinema.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação empresarial é a área estratégica de
planejamento dentro do contexto de uma empresa. Uma boa estratégia de
comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Neste âmbito, assessoria de
imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO
1- Comunicação Intrapessoal = a pessoa se comunica com ela mesma por meio de pensamentos, ou da escrita em diários pessoais.
2- Comunicação Interpessoal = refere-se à troca de informações entre duas pessoas. Pode ocorrer em conversas presenciais, por carta, e-mail ou telefone.
3- Comunicação em Grupo = indica o processo de comunicação entre três pessoas ou mais. Acontece no ensino, em palestras, teleconferências ou discursos.
4- Comunicação de Massa = tem a pretensão de atingir um grande público não especificamente identificado, é realizada de forma coletiva e não focalizada a uma única pessoa. É conhecida como sendo “um-para-muitos”, possibilitando respostas limitadas do público. Exemplos desse tipo de comunicação: jornais, revistas, filmes e televisão.
5- Comunicação Dirigida = é caracterizada pela seleção prévia de públicos (ou segmentos de mercado), ou seja, direciona-se a um público homogêneo identificado (por exemplo, mala-direta para um grupo de gestores).
6- Comunicação Integrada = por meio de uma única mensagem ocorre a utilização de uma forma conjugada de todas as formas de marketing, sendo elas: Publicidade e Propaganda, Venda Pessoal, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing Direto e Internet. Todas essas áreas do marketing irão contribuir de forma particular para o alcance dos objetivos.
A comunicação integrada busca cercar o público-alvo em todos os canais comunicativos existentes, por isso utilizam-se diversos tipos de média ao mesmo tempo e de forma conjugada.
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Pensadores e pesquisadores das
disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Linguística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para
o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias
que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada
- como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt (crítica à primeira e
profundamente marxista) e a escola de Palo Alto (principal
corrente teórica atualmente). O trabalho teórico na América Latina ganhou
impulso na década de 1970 quando se passou a retrabalhar
e transformar as teorias estrangeiras. Assim surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martín-Barbero.
As teorias dão diferentes pesos para
cada um dos componentes da comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o emissor dissesse
seria aceito pelo receptor (público). Daí surge a Teoria
Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na
comunicação de massa (Adorno, Horkheimer). Depois disso se passa a criticar o modelo. O
receptor, dizem os estudiosos de Palo Alto, tem consciência e só aceita o que
deseja. Do ponto de vista de Barbero, o que o receptor aceita (ou melhor,
compreende) varia grandemente conforme sua cultura, no sentido mais amplo da palavra.
FORMAS E COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO
Os componentes da comunicação são: o
emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação,
a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se
realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência
do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao
repertório.
Quanto à forma, a Comunicação pode
ser comunicação verbal, não-verbal e mediada.
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
A comunicação humana desenvolve-se
em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois
pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga
escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou
a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de
produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da
comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das actividades
desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento. A comunicação
começou desde a pré-história em que os primeiros seres humanos começaram por se
comunicar através de pinturas rupestres e de gestos.
A comunicação é uma evolução que não
pára e está em constante movimento.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
A comunicação serve para estabelecermos contato com as
pessoas, para dar ou receber informação, para expressar o que pensamos, para
transmitir os nossos sentimentos, os nossos valores, as nossas experiências com
os outros, fortalecendo e estreitando relações.
Entre pais
e filhos é importante
que se estabeleça uma comunicação
bidirecional, onde quer o pai/mãe, como o filho(a), tenha espaço para
falar e para se sentir ouvido(a).
Nas crianças com PHDA,
a comunicação é fundamental, nomeadamente para mediar a gestão das emoções e/ou dos comportamentos da criança.
Permite a criação de um tempo
para refletir sobre a
intensidade excessiva dos seus próprios comportamentos ou atitudes. O apoio
direto da figura parental é essencial para ajudar a criança a descodificar e a
compreender algumas situações, de forma a encontrar novos caminhos mais
ajustados e com maior probabilidade de sucesso.
A criação deste tempo favorece a interiorização da
importância do “pensar antes de agir” e, consequentemente, de
uma maior capacidade de
autocontrolo.
CONCLUSÃO
Conclui que a comunicação é tudo
estamos sempre a comunicar. Para um bom ambiente de trabalho, todos os
colaboradores devem ajudar-se mutuamente e cooperar activamente nas tarefas
para que não exista um ambiente constrangedor, contribuindo assim para o bom
funcionamento da empresa. A boa ligação entre o coach e o coachee é fulcral, pois assim favorece um
desenvolvimento positivo do aprendiz e também o bom funcionamento da
organização, servindo assim de exemplo para os colegas.
A
comunicação serve para estabelecermos contato com as pessoas, para dar ou
receber informação, para expressar o que pensamos, para transmitir os nossos
sentimentos, os nossos valores, as nossas experiências com os outros,
fortalecendo e estreitando relações.
BIBLIOGRAFIA
GREGOLIN, Rosário. "Discurso e mídia: a cultura
do espetáculo". São Carlos: Editora Claraluz, 2004.
CONTRERA, Malena. Midia e Pânico: saturação da
informação, violência e crise cultural, São Paulo: Annablume.
COSTA, Cristina. Ficções, Cultura e Mídias,
São Paulo: Senac-SP.
DIZARD JR., Wilson. A Nova Mídia, Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
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